14 de ago. de 2011

ando meio desligado;

" segredos permeiam a existência humana, eles estão por toda a parte, por mais que você os prefira ignorar. por que não nos basta nossa fria solidão? nossa presença corpórea e concreta para nos satisfazer por completo. por que necessitamos do outro? essa questão tem estado presente por toda a minha vida. precisamos daquele velho laço que nos une com um ser semelhante, precisamos conhecer seus mais íntimos segredos para nos sentirmos satisfeitos - tudo isso é de um ponto de vista altamente individual, nada de social implicado nas entrelinhas - precisamos da amizade, para nos tornarmos completos, de alguma forma, saber que há outro alguém que gosta de nós, ou que simplesmente nos conhece, isso ajuda muito a preencher um pouco do vazio inexprimivel que está contido dentro de nós. agora não consigo prestar atenção em palavras ou manifestações subjetivas, só vejo a parede dura de concreto à minha frente. aquela dúvida cega e angustiante que me leva à introspecção. é o sentimento de estar nu dentro da escuridão, sem a possibilidade de fazer contato com o mundo externo, já que ninguém sofre pela mesma dúvida, ninguém queima no mesmo fogo.

e quando você subitamente descobre segredos de pessoas tão próximas, não há sentimento mais surpreendente, é como se um corpo estranho de repente se alojasse dentro de você. será que as pessoas devem/podem ser julgadas apenas por um ato? seja de maneira positiva ou negativa. meu bom senso e experiência me dizem que não, mas e se, essa pessoa for esse ato?  e se de algum jeito, ao praticá-lo ela tenha se fundido com o grande desconhecido, por mútua atração dos opostos, e tenha se transformado no ato? pensamentos queimando, cozinhando em fogo brando.
só o que me resta é assumir a velha posição pueril, um ponto de vista arcaico, não mais em uso, mas que continua enraizado e latente dentro de mim. pensar que tudo e todos não prestam e buscam apenas satisfazer seus próprios interesses. isso é um tanto extremista, mas nao é de todo mentira. é um tanto como se fosse uma proteção imunológica imediata do golpe instantaneo, nos fechamos em nossa concha semi-isolada e nos transformamos em crianças mimadas e emburradas xingando o mundo e evocando o pior dos castigos do sétimo inferno.

porque eu fui criado dessa forma, porque eu não consigo ser diferente, porque eu estaria negando minha essência natural - se é que tais besteiras existem - eu só posso ser transparente. não posso nem consigo esconder meus sentimentos atrás de uma máscara. se gosto de alguém, essa pessoa bem o sabe, basta interpretar a minha linguagem facial, do mesmo modo que não consigo ocultar quando estou viajando por outras galáxias, mergulhado até os ossos nesse estado de semi-consciência, letargia melancólica..sem saber se continuo sob o mesmo teto da realidade de todos, ou se estou dentro de uma realidade paralela.
e então, conhecido o segredo que eu não sabia, sinto que sou pelo menos indiferente para aquela pessoa. tudo o que me vem à mente é o frio e a descrença, perco eternamente por algumas horas a fé naquilo que chamam de amizade ou companheirismo..o melhor é voltar e começar a pôr vigas e construir muralhas em volta de meu mundo paralelo .. "

Nenhum comentário: