7 de fev. de 2013

It takes guts to be gentle and kind.

      Aquela frase que diz "endurecer sem nunca perder a ternura", nunca havia feito muito sentido pra mim, as duas coisas simplesmente parecem polos completamente opostos...como será possível alguém ser forte e ao mesmo tempo não deixar a doçura esmorecer perante o punho levantado?
     Algo que eu realmente jamais vou entender é o porquê das pessoas escolherem deliberadamente ferirem outras, pelo simples prazer que o ato lhes traz. Digo pessoas porque nunca estaremos livres de fazer o que quer que seja, e eu também não estou livre para julgar abertamente porque com certeza já cometi esse ato tão desprezível, mais vezes do que eu posso me lembrar. Não sou ingênua a ponto de pensar que todos queremos e procuramos fazer o bem a pessoas alheias e nem a ponto de pensar que não existam razões para que uma palavra mais amarga seja proferida, claro que não. O meu ponto é chegar na compreensão dos motivos, que podem ser tantos - ou nenhum - inveja, raiva, interesses, vingança...pode ser pelo simples prazer mórbido de ver alguém sofrer ou por ser a sua vez na cadeia cíclica de descontar a raiva em alguém que esteja perto de você.
     Lembro de uma frase "corajoso é aquele que, podendo ferir não fere", talvez soe moralista e colegial demais, mas como eu nunca esqueci dela e sempre fez todo o sentido pra mim, presumo que eu encontre nela algum significado e alguma identificação mais profundos..Já quebrei muito a cabeça pensando em tudo isso que estou escrevendo agora, já senti na pele o que isso significa, e na maioria das vezes resolvi optar pela neutralidade. Creio que seja possível não dar atenção aos ataques e seguir de acordo com os seus próprios princípios e sensibilidade, se você acha "errado" (essa discussão vai muito além do mero certo ou errado, mas a ideia geral é essa) ferir alguém, por mais que a oportunidade se mostre e por mais que isso pareça satisfatório, você deve se ater ao que acha que é mais correto. Na verdade é essa atitude que demonstra força e resiliência, já que é muito fácil jogar as pedras e julgar sem qualquer consideração, ao passo que é realmente muito mais dificil ser sensível e enxergar o outro como um ser humano.

4 comentários:

Gugu Keller disse...

É ferindo o outro que costumamos expiar nossa profunda dor de vítimas de nós mesmos.
GK

Gugu Keller disse...

Obrigadíssimo, amiga, por estares seguindo o meu blog! Por que não pões no teu o aplicativo para aceitar seguidores? Eu também gostaria de te seguir...
GK

Gugu Keller disse...

Oi, amiga!
Vi que colocaste o dispositivo para seguidores, mas não é o que conheço e, infelizmente, não consegui aderir. Explique-me, depois, quando puder, como devo fazer, ok? De todo modo, fiquei feliz por teres aceitado minha sugestão!
GK

Gugu Keller disse...

Pronto! É uma grande honra ser o teu primeiro seguidor!
GK