7 de jun. de 2011

Sid & Nancy - Love Kills (1986)


   Não sabia que ia ser tão difícil conseguir postar sobre todos os filmes que eu assisto. porque são muitos, porque, geralmente, não paro pra "elaborar" a ideia do filme, porque..enfim, eu também tenho outros afazeres.

   Comecei bem essa semana, assisti a Sid e Nancy, um filme que eu já queria ver há muito tempo. e não me decepcionou, nem um pouco. Queria ver porque falava sobre o Sid Vicious, e eu sempre procuro ir atrás de materiais que falem sobre "ícones" da história do rock, e também porque gosto bastante de Sex Pistols, além de aquela ideia de "live fast, die young" sempre ter me interessado.

   Hoje eu já não tenho mais dúvidas: se o filme tem o Gary Oldman no elenco, é certo que é bom. E nesse filme, em especial, acho que dá pra ver bem o quão talentoso e criativo ele é. Apesar de sempre ter achado que a Courtney Love faria melhor o papel de "crazy bitch", a atriz que fez o papel da Nancy me agradou, Chloe Webb, achei as duas parecidas fisicamente.

   O roteiro todo mundo sabe: Sid Vicious, "baixista" e grande ícone da imagem punk dos Sex Pistols, acaba conhecendo essa groupie americana, Nancy Spungen, que acaba introduzindo ele ao mundo da heroína. Eles mantém essa relação totalmente instável de amor e ódio, sexo e heroína, vemos a o fim da banda e a consequente decadência de Sid, até o polêmico episódio da briga entre os dois, no famoso quarto 100 do Chelsea Hotel, em Nova York; onde Sid teria esfaqueado Nancy. Ela morre, e 4 meses depois, ele (overdose de heroína). A morte da Nancy continua sendo motivo de debates até hoje, não se tem certeza do que aconteceu, mas, de acordo com algumas evidências encontradas no quarto do hotel, e também dos depoimentos do Sid, ela teria incitado ele a fazer aquilo, não foi proposital. Eu concordo com essa versão.

   Minha opinião sobre o filme..bom, sinto que se eu estivesse melhor informada sobre os fatos que são retratados no filme, tanto sobre a banda, como sobre ambos, eu teria uma convicção mais forte sobre o que eu vou dizer. Tenho que ler bastante sobre o assunto ainda! Mas, depois de ter assistido o filme, que não é necessariamente a realidade, o sentimento que me passou foi de surpresa. Porque dá pra ver claramente, digam o que quiserem, que a Nancy era só uma groupie drogada. sobre o Sid, acho que não só pra mim, mas pra todos os fãs, ele representa o jovem daquele momento histórico específico, dentro do movimento punk. Resumindo, ele era só um guri que queria achar um lugar no mundo, e acima de tudo, se divertir. o Gary Oldman também me passou a imagem de um guri carismático e um tanto ingênuo, que não tinha muita 'noção' do significado das coisas que aconteciam, ele só "vivia", do jeito que ele achava melhor. Não consegui expressar tudo o que eu senti ao assistir ao filme, mas com certeza é por aí. Acredito que uma das mensagens principais do filme seja: "crianças, não usem drogas!" pra mim ficou bem claro.

   Mais tarde, li os comentários que o Johnny Rotten (vocalista dos Pistols) fez sobre o filme; quando perguntaram pra ele se o filme tinha "acertado em alguma coisa", ele respondeu: "talvez no nome 'Sid'". Aí já dá pra ver que ele odiou completamente o projeto todo, já que ninguém contatou ele na pré-produção pra falar sobre a banda ou sobre Sid/Nancy, o que eu achei ridículo, afinal, ele vivenciou tudo aquilo de verdade. Pelo menos ele reconheceu o trabalho impecável do Gary Oldman no filme.
Encerro com uma frase do Sid, encontrada em um bilhete depois da sua morte, e que mostra bem a relação junkie que os dois tinham:
" We had a death pact, and I have to keep my half of the bargain. Please bury me next to my baby in my leather jacket, jeans and motorcycle boots. Goodbye. "

algo como:

" Nós tínhamos um pacto de morte, e eu tenho que cumprir minha parte do acordo. Por favor me enterrem perto do meu amor com minha jaqueta de couro, jeans e botas de motociclista. Adeus. "

Nenhum comentário: