28 de jan. de 2009

DIVAGAÇÕES RETÓRICAS DE UM MISANTROPO

"ser feliz é isso. viver sua própria vida e não fazer mal a ninguém." não, a vida não é isso. Sempre sonhei em retrucar a tais aforismos neo-otimistas, mas nunca aconteceu, talvez por falta de incentivo, talvez por falta de delicadeza, você sabe, não sabe? que não é muito interessante se fazer notar na sociedade se você possui pensamentos (ou até mesmo fragmentos de pensamentos) subversivos.


A verdade é que sempre fiquei em meio à multidão, apenas outra ovelha dentro de todo o rebanho, como se diz. Nunca senti uma força maior que me impelisse a revelar minhas idéias; na verdade, senti. Mas nada tão arrebatador.

Pra gente como eu, é como se o senso comum fosse o maestro que conduz o universo, sem ele, nós entraríamos em estado catatônico de divergências, ficaríamos literalmente fora da afinação (perdoem as metáforas cretinas).

No fundo, sou um idealista nato, mas lamento que a liberdade nunca tenha vindo bater a minha porta...talvez fosse isso, talvez eu devesse ter ido à procura dela. Mas não, debalde, ficava mirando profundamente as estrelas, quase espremendo-as com os olhos.

Inconstância também atrapalha. Você sabe? eu deveria era escrever um tutorial, não sei exatamente sobre qual tema, mas algo próximo de: divagações retóricas de um misantropo.

Não sei, simplesmente não sei, a cada palavra que avanço, caio em mais dúvidas, contradições e inseguranças...Voltando ao aforismo neo-otimista do início, é um tanto impossível só viver sua própria vida. Quantas vezes nos perdemos dentro da bagunça, da poeira e das cicatrizes dos outros? e isso sem jamais estar consciente. talvez a frase esteja querendo nos dizer para viver uma ilusão...tudo é uma ilusão! ser feliz é efêmero e extremamente ilusório, coisas de povos estranhos e com alma de água. Sem falar que existem sentimentos secundários (vamos chamá-los assim) e também involuntários - na maioria das vezes - como a inveja, o ciúme, o auto-desprezo...ah, o auto-desprezo anula qualquer possibilidade dessa frase se tornar verdadeira. Ah, se anula...

No entanto, talvez seja isso...ser feliz. viver sua própria vida e não ferir ninguém...você talvez não esteja entendendo, eu preciso desabafar. o trabalho é árduo demais. (merda, preciso parar de usar "talvez". maldita inconstãncia/instabilidade)."

-sebastian steiner .

Nenhum comentário: