9 de fev. de 2010

Pais e Filhos - Ivan Turguêniev

livro de um escritor russo do séc. XIX. o personagem principal, Bazárov, é um niilista declarado, não acredita e nem aceita nenhum tipo de crença e/ou autoridade. gostei desde o início, coisa que tem sido rara pra mim, ultimamente...gostei dos diálogos, em especial. é uma obra política e social em várias formas, ajuda a entender as ideologias e correntes que surgiam na Rússia.


alguns trechos, como de costume :)

"Que relações misteriosas são essas entre o homem e a mulher? Nós, fisiologistas,conhecemo-las muito bem. Estude um pouco a anatomia do globo ocular: encontrará ali algo que signifique um olhar enigmático? Tudo não passa de romantismo, fantasia, podridão, artifício. É melhor irmos ver o nosso besouro."

"A própria natureza nada tem de interessante, no sentido em que a concebe. Não é um templo e sim uma oficina em que o homem trabalha."

"[...] Posso dizer-lhe que estudar as personalidades separadas não vale a pena. Todos os homens se parecem uns aos outros, tanto no corpo como na alma. cada um de nós possui um cérebro, um baço, um coração, os pulmões, órgãos igualmente constituídos. As próprias qualidades morais, assim chamadas, são também iguais. Pequenas diferenças de ponto de vista nada significam. Basta um exemplar humano para que se conheçam os restantes. Os homens são como as árvores na floresta; nenhum botânico perderá tempo em estudar cada bétula separadamente."

"Penso, deitado aqui à sombra deste monte de feno...O lugar insignificante que ocupo é tão minúsculo em comparação com o resto do espaço onde não estou e onde ninguém se importa comigo! A parcela do tempo que hei de viver é tão ridícula em face da eternidade, onde nunca estive nem estarei...Neste átomo, neste ponto matemático, o sangue circula, o cérebro trabalha e quer alguma coisa...Que estupidez! Que inutilidade!"

"O homem é capaz de compreender tudo: as oscilações do éter e o que se passa no Sol. Não compreende, porém, como um outro homem pode assoar-se de um modo diverso do que o faz."

Nenhum comentário: